O câncer de colo de útero durante a gravidez é um desafio que requer uma abordagem cuidadosa. A escolha do tratamento dependerá do estágio da gestação, do estágio do câncer e do risco para a mãe e o feto. Alguns tratamentos possíveis incluem:
Cirurgia após o Parto: Em alguns casos, é possível adiar a intervenção cirúrgica até após o parto. Isso permite que a gestação prossiga normalmente, proporcionando um ambiente mais seguro para o desenvolvimento do bebê.
Cirurgia Durante a Gravidez: Em algumas situações, pode ser necessário realizar cirurgias durante a gravidez. Mas geralmente isso é reservado para casos mais avançados e quando o benefício para a mãe supera os riscos para o feto.
Radioterapia e Quimioterapia Personalizadas: Se a cirurgia não for uma opção imediata, alguns casos podem ser tratados com radioterapia e quimioterapia personalizadas, adaptadas para minimizar os riscos para a mãe e para o bebê.
É importante destacar que cada caso é único, e a decisão sobre o tratamento deve ser feita em colaboração entre a gestante e a equipe médica, considerando cuidadosamente os riscos e benefícios para a saúde da mãe e do bebê.
Algumas vezes nos deparamos com esse difícil diagnóstico durante a gestação e isso pode ser bastante traumático para a paciente e seus familiares, por isso é fundamental ter alguém experiente para conseguir elucidar todas as suas dúvidas e juntos decidirem o que será feito.
Dra. Luisa Marcella Martins
Ginecologia Oncológica | Cirurgia Ginecológica
CRM SP 190674
📱Agendamentos:
(11) 96137-0023, 96842-4625 ou 2151-1818
📍Higienópolis: Rua Mato Grosso, 306 – Conj. 1405
📍Santana: Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 – Conj. 51/52
📍Morumbi: Hospital Israelita Albert Einstein – Rua Ruggero Fasano, 213 – Pavilhão Vicky e Joseph Safra – Bloco A1 – 1º andar – Consultório 118