Os miomas uterinos, são tumores benignos que se desenvolvem no útero e podem ter um impacto significativo na fertilidade feminina. Dependendo de sua localização, tamanho e número, os miomas podem interferir na capacidade de engravidar e de manter uma gestação.
Miomas submucosos, que crescem dentro da cavidade uterina, podem distorcer o endométrio, dificultando a implantação do embrião. Miomas intramurais, situados na parede do útero, podem alterar a forma uterina e afetar o fluxo sanguíneo, enquanto miomas subserosos, que crescem na parte externa do útero, geralmente têm menos impacto na fertilidade. Além disso, miomas grandes podem obstruir as trompas uterinas ou o canal cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides ou do óvulo.
Atualmente, existem várias opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a melhorar as chances de concepção e manter uma gravidez saudável. É importante que mulheres com miomas uterinos discutam suas opções com um especialista em fertilidade para determinar o melhor plano de ação com base em suas circunstâncias individuais e objetivos reprodutivos.
Dra. Luisa Marcella Martins
Ginecologia Oncológica | Cirurgia Ginecológica
CRM SP 190674 | RQE 1048851
📱 Agendamentos: (11) 96842-4625